Logo



25 outubro 2017

MINIMALISMO - Dicas para consumir menos


Des do ano passado, venho tentado levar uma vida mais simples e com mais propósito.
Digo tentando por que é bem complicado mudar uma vida que leva a tanto tempo.
Minha maior dificuldade é a respeito de compras, sempre fui muito consumista, principalmente depois que comecei a ganhar meu próprio dinheiro. E com isso foram gastos desnecessários, desperdício atras de desperdício com coisas.
Como já havia dito em outro post (aqui) comecei a me interessar pelo assunto depois de ver um vídeo da Juliana Goes, inclusive uma inspiração.
Mas não vim aqui contar como comecei, mas sim, te dá algumas dicas de como conseguir consumir manos e com consciência.

1 - Faça Listas

Se tem uma coisas que parece bobo mas é muito eficaz, é fazer listas. Se vou ao mercado principalmente, antes faço uma pelo aplicativo Keep, para eu saber exatamente o que devo comprar, já que é um lugar cheio de opções e muito fácil de gastar uma graninha sem necessidade.
Já com roupas, cosméticos etc, toda vez que eu arrumo meu armário observo o que preciso comprar de peças essenciais que sei que preciso no armário. Nos cosméticos eu listo aquilo que uso e que acabou, quando vou comprar já sei que preciso e não compro coisas repetidas que vão ficar paradas sem uso.

2 - Não Compre por impulso 

Muita das vezes, vamos dá uma voltinha no shopping, ou pelas ruas e nos deparamos com promoções. E ai entramos e compramos só por que está barato, mas a peça ás vezes nem combina com suas peças atuais e fica lá, jogada. Outra situação é sair com amigas, sempre acabamos comprando alguma coisa por que elas dizem que está lindo, mas você nem gostou muito, mas leva.
Evite sair para fazer comprar com pessoas que tiram seu foco, e não deixe levar-se pela opinião dos outros, de vendedores e amigos.

3 - Não tenha cartão de credito 

Se tem uma coisa que destrói sua vida e te impede de comprar menos é ele.
Sei que facilita muita para fazer compras grandes, como moveis e eletrodomésticos, eletrônicos e afins. Mas se tem uma coisa que você gasta deu suado dinheiro é nele. Com compras parceladas você tem a sensação de ser valores baixos e quando vê o valor pequeno vira um grande e você gasta de dinheiro todo do mês na fatura do cartão. Opite por comprar tudo no dinheiro, assim além de comprar somente o necessário você pensa duas vezes antes de comprar.

4 - O barato às vezes sai caro 

Comparar algo que seja um pouco mais barato vai te da mais dor de cabeça que gastar um pouco mais. Procure comprar uma blusa mais cara, com com um tecido bom, que seja de uma marcar pequena que se preocupe com o meio ambiente, que cinco que você vai usar uma ou duas vezes e já vai pro lixo. Pode não parecer mas vai esta economizando comprando uma só mais cara, pois não vai precisar comprar outra tao cedo.

Bom essas for apenas algumas dicas que eu estou colocando em prática na minha vida, sei que é difícil, esta sendo pra mim. Mas se não dermos um pequeno passo nunca alcançamos os grandes. Você pode começar aos pouco, sim estou aos poucos e estou  notando a diferença.
Espero que minhas dicas ajude a você que também esta em transição.
Mil beijos ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário